O melhor arranha-céu de 2012

Uma torre de escritórios de aparência simples, envidraçada e em formato cilíndrico, superou concorrentes de tamanhos e formatos maiores (e mais inusitados) para sagrar-se a grande vencedora do Highrise Awards de 2012, um dos prêmios de arquitetura de maior prestígio no mundo. Como o nome indica, trata-se de um concurso mundial de arranha-céus, cujas regras só permitem a inscrição de projetos com mais de 100 metros de altura, que tenham sido concluídos nos últimos dois anos.

O grande campeão foi o edifício 1 Bligh Street, loalizado em Sydney, na Austrália, desenhado pelo escritório alemão Ingenhoven Architeken junto com Ray Brown (do escritório australiano Architectus). Cinquenta mil euros foi o prêmio recebido pela dupla, graças às curvas, paredes envidraçadas, qualidade da construção, vista privilegiada, sustentabilidade e altura do edifício: 139 metros.

O prédio ressalta a integração do espaço público, a qualidade dos postos de trabalho, o aproveitamento de luz natural, a reciclagem de águas residuais, o esquema de geração de energia, o abastecimento de ar fresco, os chuveiros no subsolo e 370 vagas para bicicletas no estacionamento. Inteligente, o arranha-céu possui fachada dupla de vidro em forma elíptica, ou seja, um pouco fora de sintonia com a rua, para que todos os escritórios tenham uma visão privilegiada da Baía de Sydney e sua bela ponte.

Para quem quiser conhecer de perto todos os projetos indicados ao prêmio, é possível visitar a exposição que acontece no German Architecture Museum (DAM), em Frankfurt. A mostra vai até o dia 13 de janeiro de 2013 e exibe o projeto vencedor, o que recebeu menção honrosa, os finalistas de 2012 e ainda o amplo espectro dos 26 projetos indicados.

Image

Image

Image

Fonte: CasaVogue

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s