A importância de um bom projeto Luminotécnico

Imagine você comprando móveis novos para sua casa, objetos decorativos, tapetes, quadros, obras de arte, escolhendo papeis de parede e tecidos. Uma tarefa difícil e de grande investimento. Mas se essas etapas não forem pensadas em conjunto com a iluminação, nada disso terá o mesmo valor. O quadro e os objetos decorativos não terão destaque, os móveis não irão transmitir sua beleza, aquela obra arte não ficara em evidencia.

Image

Fonte: http://rocharoberto.blogspot.com.br

Precisamos além do destaque, criar ambientes aconchegantes e que passem os sentimentos adequados. Por exemplo, um quarto não pode ter o mesmo tratamento que a cozinha, pois em cada ambiente são executadas tarefas diferentes. Ou mesmo uma loja pode colocar o objeto mais caro na vitrine, mas se este não estiver acompanhado de uma iluminação de destaque adequada, ele não irá chamar a atenção.

Hoje a iluminação está muito mais valorizada no mercado, viabilizando inúmeras possibilidades de efeitos, tipos de luminárias, lâmpadas e potências. Para isso temos normas técnicas a seguir como a NBR 5413 que estabelece a quantidade de iluminância para cada ambiente de interior e atividade especifico. Com a iluminação artificial podemos alcançar sucessos em outros locais também como fachadas, jardins, piscina, monumentos, museus, galerias, restaurantes etc.

Image
Fonte: Casa Cor Brasília 2012 – Living – Hélio Albuquerque e Sônia Peres

Um lighting designer objetiva sempre, em seus projetos luminotécnicos, as melhores soluções (as melhores luminárias, as lâmpadas mais indicadas, os sistemas de controle mais eficientes) e as mais sustentáveis. Além disso, busca a valorização da arquitetura em sua textura, cor e forma, utilizando contrastes das cores, luz e sombra. Um projeto bem elaborado por esse profissional nos oferece a noção do espaço e a sensação da forma, sejam em ambientes externos ou internos, noite ou dia.

Na qualidade de designer e consultora luminotécnica, posso dizer, com segurança, que a iluminação tem o poder de transformar ou arrasar com o ambiente, se não for dimensionada com propriedade. A relação entre qualidade e intensidade, seja no espaço residencial ou comercial, é extremamente importante para a funcionalidade, o conforto e, muitas vezes, para o bem estar e a produtividade. Iluminar é como vestir o ambiente e o bom projeto completa o espaço arquitetônico, valorizando e revelando os detalhes que formam o diferencial.

 

Escrito por: Adriele F. Barbosa – Graduada em Design Industrial – Habilitação em Projeto de Produto pela Universidade do Vale do Itajaí/2009. Pós graduada em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação Ipog , Florianópolis/2012.
Av Governador Celso Ramos, 2292, Pereque, Porto Belo. Contato (47) 3369 5872/ 88095461

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s